quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Estratégia Social XLVI: Nunca perder o respeito de si mesmo

Baltasar Gracián: Nem condescender demais consigo próprio. Que sua integridade seja diretriz de sua retidão. Deva mais à severidade do seu próprio julgamento que a todos os preceitos externos. Evite o indecoroso, não devido ao julgamento severo dos outros, mas em respeito à sua sensatez. Chegue a temer a si mesmo e não necessitará como preceptor imaginário de Sêneca.

ATENA: Ser o centro doador de sentido para a tua realidade, a fonte de toda decisão e ação, o arcabouço de cada planejamento, o fim último ao qual tornarão a vergonha ou o mérito. Arcar com a responsabilidade da própria vida, não projetá-la em mídia, moda, cultura, família, nada que não seja sua própria estrutura, seu próprio caráter, é formar-se Homem. Só assim é possível mover-se para além dos desmandos alheios, onde só as crianças se escondem atrás de posturas como "estava só seguindo ordens", "o que iriam pensar de mim?" e outros. Definir o próprio centro e criar o próprio destino, essa é a tarefa do homem. Daquele que for sábio o suficiente para temer o peso da própria obra do dia, do mês, do ano ou da vida inacabada sobre seus ombros mais do que o sorriso condescendente do aplauso ou da crítica alheia.

Renato Kress

2 comentários:

  1. Interessante seu blog.
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Sandra, estou reestruturando tudo para publicar mais constantemente a partir dessa semana agora. Espero que continue apreciando.

    ResponderExcluir