segunda-feira, 14 de maio de 2012

Estratégia Social XLVII: Saber Escolher

Baltasar Gracián: Quase tudo na vida depende disso. São precisos bom gosto e julgamento agudo: Inteligência e capacidade não bastam. Não existe perfeição sem discernimento e seleção. Estão envolvidos dois talentos: escolher e escolher o melhor. Muitos de inteligência fértil e arguta, julgamento rigoroso, instruídos e bem informados se perdem na hora de escolher. Sempre escolhem o pior, como se fizessem questão de errar. Saber escolher constitui uma das maiores dádivas celestes.

ATENA: O poder do arbítrio é um poder criativo. Escolhas criam realidades a partir das quais novas escolhas e realidades podem se descortinar. Tudo o que temos é fruto das nossas escolhas, mesmo a inércia e a dúvida, a incerteza e inação são escolhas pelas quais teremos de responder ao lidarmos com a realidade que nos cerca. Lembre-se: Seu nível de reconhecimento é diretamente proporcional ao seu nível de envolvimento! Envolva-se e envolva, seduza seu destino, desenvolva-se! 

2 comentários:

  1. Pensando alto... Todos temos a manifestação da liberdade, nosso livre arbítrio. que nem é tão livre assim, porque nos vinculamos às consequências dessas escolhas. E estamos a todo tempo fazendo escolhas através de ações, reações ou inações. À medida que nos reconhecemos enquanto sujeitos do desejo, nos identificamos com os objetivos, consequentemente nos envolvemos na conquista de um ideal. Daí pode surgir um envolvimento que contagia! COMO SEDUZIR O DESTINO? travei!!

    ResponderExcluir
  2. O seu destino será seduzido pelos teus atos e escolhas, apropriações, aproximações e exclusões. Pelo que segue e pelo que deixa, pelo que leva e pelo que foge. Observar isso é observar desde já o destino que diariamente seduz.

    ResponderExcluir