segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Estratégia Social XXIV

Não ser vulgar em nada

Baltasar Grácian: sobretudo no gosto. Sábio é aquele que fica descontente quando suas coisas agradam a muitos! As pessoas sensatas nunca se satisfazem com aplausos comuns. Alguns são tão camaleões da popularidade que preferem o sopro vulgar da multidão do que as suavíssimas brisas de Apolo.Também não seja vulgar no discernimento. Não aprecie os milagres do vulgo, pois não passam de charlatanismo. A multidão se encanta com a tolice e não presta qualquer atenção a um bom conselho.

ATENA: Importante saber ser elegante, o que não quer dizer arrogante ou petulante, muito pelo contrário. Quando se é elegante sabe-se que o apreço correto virá e virá também das pessoas corretas. A educação e a cordialidade no trato, o trabalho sensível e enxuto na forma e a profusão de conhecimentos no conteúdo são o que verdadeiramente fazem a diferença entre aqueles de bom gosto. Na sociedade massificada e atomizada contemporânea, quase não temos tempo para determinados cuidados, com nosso modo de ser, com nosso modo de agir e trabalhar, mas é inegável que observamos e admiramos quando alguém os têm. Admiração galga respeito e interesse. Por que não cultivar um pouco para nós mesmos?

English:
Important to know how to be elegant, which is not to say arrogant or cocky, quite the contrary. When we are elegant it is known that the correct appreciation will come and will also come from the right people. Education and cordiality in treatment, work and sensitive manners and lightness on the shape of knowledge in the content are what truly make the difference between those with good taste. In contemporary society, atomised and massified, we hardly have time for particular care with our ways, with how we act and work, but it is undeniable that we watch and admire someone when they have them. Admiration brings respect and interest. Why not grow a little for ourselves?

Nenhum comentário:

Postar um comentário