quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Estratégia Social I

Dentro das postagens sob o título de "Estratégia Social" iremos comentar ponto a ponto algumas estratégias e táticas para o dia-a-dia, a convivência e a articulação da 'sabedoria do mundo':

Caráter e inteligência

Baltasar Gracián: São os pólos que fazem luzir os predicados. Um sem a outra é apenas meia felicidade. Não basta ser inteligente; é preciso também ter o caráter apropriado. O tolo fracassa por desconsiderar sua condição, posição, origens, amizades.

ATENA: Quando o caráter vem em primeiro lugar, não é por simples questão de ordem gramatical, uma pessoa dotada de um forte caráter e inteligência mediana pode trabalhar em conjunto, através de amizades e contatos, nas idéias e descobertas alheias, mas uma pessoa com caráter fraco ou falho dificilmente perdurará por muito tempo numa sociedade exigente e interconectada como a contemporânea. A inteligência é volátil, ágil, naturalmente curiosa, sem uma forte estruturação do caráter que a sustente sobre valores humanistas e potencializadores da convivência e do respeito mútuo seríamos simples crianças imaturas, interesseiras e hedonistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário