quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Estratégia Social II


Manter o suspense

Baltasar Gracián: O êxito inesperado ganha admiração. O que é óbvio não é nem útil nem de bom gosto. Não se declarar de imediato atiça a curiosidade, em especial se a posição é importante o bastante para causar expectativas. O mistério, por sua característica arcana, provoca veneração. Mesmo ao revelar evita a franqueza total e não permite que todos venham a franquear o teu íntimo. É no silêncio cauteloso que a sensatez se refugia. As decisões, uma vez declaradas, nunca granjeiam estima e expõem a censura. Se desacertadas, estará duplamente desgraçado. Se quiser atenção e desvelo, imite a divindade.


ATENA: O segredo, muitas vezes, é a alma do negócio. Numa sociedade onde a troca de informações é quase que uma necessidade, principalmente entre o setor que mais cresce da economia, que é o de bens e serviços, manter um segredo comercial ou industrial é um grande desafio. Tenha projetos secretos. Mencione-os imediatamente antes de dizer que eles são secretos e virão à tona quando lhes for mais propício. Alguns segredos de produtos ou campanhas de sucesso estão na forma, na disposição, mais do que no conteúdo explícito dos mesmos. Outros podem estar num ingrediente secreto, numa determinada atmosfera (luminosidade, cores e odores, rituais, discursos que acompanham o produto ou serviço) que envolve a relação com o projeto. O importante é estabelecer os diferenciais perceptíveis e os diferenciais, digamos, 'subliminares'. Um dos mais sábios ditados da máfia italiana diz: "O Capo (chefe) uma parte do plano a um, outra parte a outro, todas as partes a ninguém."

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