sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Tradição indígena Winnebago


"O importante é estarmos conscientes de nós mesmos, de nossas relações com as coisas, com as pessoas, com as idéias. É preciso não sermos presas do jogo e aprofundarmos nossas relações e nossa percepção do mundo. Somente depois é que começa o real."

-*-

"Hoje temos medo de viver, medo de morrer, porque nunca vivemos no imediato. A reflexão nos afasta do centro de nós mesmos e nos arrasta para mundos ameaçadores, que causam desespero. O espírito brinca de criar o mundo, como o ator que se disfarça de fantasma, e nós trememos quando aparece diante de nós. Aprende a ver atrás das máscaras."

-*-

"A calma interior é um espaço bem real, uma rocha sólida que não é afetada pelos rumores do mundo nem pela agitação dos homens. Ela é o centro em torno do qual o universo se desloca, a origem e o fim de todas as coisas. O sábio não a utiliza para abrigar sua vida, isolando-se do mundo. Ele aí se mantém relaxado, em estado de vigília, lúcido e imóvel, como no olho do furacão."

-*-

"Alegria e amargura, prazer e tristeza moram alternadamente dentro da gente, assim como o dia e a noite, a vida e a morte. Se desejas progredir espiritualmente, considera-os como as duas margens de um rio que corre no mesmo sentido."

-*-

"A paz nunca chega de surpresa. Ela não cai do céu como a chuva. Ela vem para aqueles que a preparam."

Nenhum comentário:

Postar um comentário